quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Câncer infantil entra na pauta dos profissionais de saúde de Pirambu

Profissionais de saúde de Pirambu participaram na última terça-feira, dia 4, de uma palestra sobre o câncer infantil, promovida pela Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos). O evento teve como público alvo todos aqueles que compõem a Rede de Atenção Básica do município: médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, dentistas e agentes comunitários de saúde.

“Buscamos destacar a importância do diagnóstico precoce, que tem influência direta na taxa de sobrevida dos pacientes com câncer, sobretudo as crianças”, explicou a médica Daniela Amorim, oncologista infantil da Avosos. Segundo ela, o que faz a diferença na chance de cura é a rapidez do diagnóstico. “Quanto menos tempo entre o aparecimento da doença e o início do tratamento, mais êxito teremos”, reforçou.

Nesse contexto, destacou a médica, os profissionais da Rede de Atenção Básica são fundamentais. “É o médico de Saúde da Família, o agente comunitário de saúde, quem lida cotidianamente com a população de um município e estar atento aos sinais e sintomas que podem levar ao diagnóstico precoce do câncer é uma enorme contribuição para o correto encaminhamento dos casos suspeitos”, esclareceu Daniela Amorim.

Os tipos de câncer infantil mais comuns no Brasil são as leucemias agudas, os tumores do sistema nervoso central, linfomas, neuroblastoma (câncer do sistema simpático), câncer de tecidos moles, tumores no rim, câncer ósseo e retinoblastoma (câncer ocular). Os tratamentos adequados incluem cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Estão entre os sintomas mais comuns: palidez inexplicada; perda de peso sem motivo; manchas roxas ou sangramento pelo corpo sem machucados; surgimento de caroços em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga; crescimento do olho, acompanhado ou não de manha roxa no local; dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços; febre prolongada de causa não identificada; e vômitos acompanhados de dor de cabeça, dificuldades na visão ou perda de equilíbrio.

Avosos

Fundada há 25 anos, a Avosos atua na assistência às crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas, criando e articulando soluções em uma rede de ações, para contribuir de forma integral com a melhoria do tratamento e da qualidade de vida desses pacientes.

O trabalho é feito por voluntários e funcionários. Desde a sua fundação, o voluntariado é peça fundamental para o trabalho desenvolvido na entidade. Atualmente, são mais de 120 voluntários que se revezam diariamente na instituição, no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e no Serviço de Onco-Hematologia Pediátrica (Sohep).

Nenhum comentário:

Postar um comentário