quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cursos profissionalizantes geram oportunidades para a população

Cursos viabilizados pela prefeitura atraem diversos públicos
Quem está dentro ou fora do mercado de trabalho sabe que o nível de exigência para contratação de um trabalhador está cada vez maior. A atual gestão da Prefeitura de Pirambu também sabe disso e, por este motivo, vem investindo, desde 2009, na oferta de cursos profissionalizantes para a população.

“Desde o início, nossa preocupação foi dar aos moradores da sede e dos povoados a oportunidade de descobrir uma profissão e estar devidamente qualificado, para melhor enfrentar o mercado de trabalho. Isso se chama abrir portas e proporcionar autonomia às pessoas”, destacou o prefeito José Nilton de Souza.

Até o primeiro semestre deste ano, foi ofertada uma série cursos, entre eles o de garçom, auxiliar de cozinha, pintor, pedreiro, bombeiro hidráulico e perfurador de petróleo e gás. Todos eles foram realizados sob a coordenação de Sueli Xavier, então chefe do espaço “Artes e Ofícios”, criado nesta gestão para melhor acolher os aprendizes.

Oportunidade de aprendizado

Adilton Lustosa participou de cursos na área de petróleo e gás

Um dos que souberam aproveitar a oferta de cursos viabilizada pela prefeitura foi o técnico Adilton da Cunha Lustosa, 30 anos. Ele participou dos dois treinamentos realizados em Pirambu, na área de petróleo e gás, e hoje trabalha no município de Carmópolis como auxiliar técnico em operações especiais de sondas de produção.

“A obtenção do emprego que tenho hoje não se deve exclusivamente à participação nesses cursos feitos em Pirambu, mas, sem dúvida, eles contribuíram bastante para a minha qualificação profissional. Conhecimento é algo sempre bem vindo, e quanto mais oportunidades de aprendizado, melhor para a gente”, destacou Adilton.

Geração de renda

Parte dos cursos ofertados via prefeitura também está voltada para a geração de renda: o cidadão recebe a qualificação necessária e depois passa a desenvolver a atividade com autonomia. É o caso das pessoas que participaram dos cursos de pintura em tecido, crochê, bordado ponto de cruz, confecção de lingerie e produção de flores de paneiro do coqueiro, entre outros.

Andressa comercializa as flores que produz em espaço na capital
"Agradeço muito a oportunidade que me foi dada. Fiquei sabendo do curso através de dona Sueli, me interessei em aprender e hoje o dinheiro que ganho com a venda dos arranjos me ajuda bastante nas despesas da casa", contou Andressa, 31 anos, que, através de um curso oferecido pela prefeitura, aprendeu a fazer flores a partir da fibra do coco (paneiro).

Mãe de três filhos, a moradora de Pirambu, depois de participar do treinamento,  soube investir na produção de arranjos e atualmente é uma das artesãs pirambuenses que comercializam seus produtos no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, localizado na orla de Atalaia, em Aracaju.

Parcerias

Auxiliares de cozinha formados no curso ministrado pelo Senac

Para a realização de todos esses cursos, a prefeitura contou com parceiros importantes, a exemplo do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e da Emdagro (Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe). "No caso do Senac e Senai, tratam-se de instituições nacionalmente reconhecidas, quando o assunto é qualificação profissional", reforçou o prefeito José Nilton.

Segundo ele, vale também destacar a parceria entre os governos federal, estadual e municipal, que trouxe para Pirambu o Projovem Trabalhador, voltado para jovens de 18 a 29 anos. No município, já foram abertas sete turmas, beneficiando 200 pessoas. Cada turma esteve voltada para um segmento de trabalho: turismo, agro extrativismo, serviços pessoais, construção e reparos, elétrica,pesca, alimentação e vestuário.

Aulas do curso de corte e costura seguem até o final de agosto
E a oferta não para por aí. Até o final de agosto uma nova turma será formada. Desta vez, na área de corte e costura. As aulas estão sendo ministradas desde o final de maio, no espaço Artes e Ofício, por professores do Senac. Os aprendizes foram divididos em duas turmas (manhã e tarde).

Nenhum comentário:

Postar um comentário