quarta-feira, 25 de abril de 2012

Início das obras do 'Mário Trindade' será definido na próxima semana

Evento na escola Mário Trindade foi marcado pela presença
de vários representantes do Poder Executivo municipal 
Com a assinatura da ordem de serviço para a reforma da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, as obras já podem começar, mas a data de início das mesmas só será definida na próxima semana, quando a Secretaria de Educação de Pirambu voltará a reunir os pais de alunos da referida unidade. A ordem foi assinada pelo prefeito José Nilton de Souza, na manhã desta quarta-feira, dia 25.

“Na ocasião, também foram discutidas as alternativas viáveis para minimizar os transtornos da obra e não prejudicar o período letivo. No entanto, não se chegou a um consenso. Por isso, marcamos uma nova reunião com os pais, para a próxima segunda-feira [dia 30]”, relatou a secretária municipal de Educação, Veralúcia Menezes, acrescentando que será apresentada a eles a proposta discutida e aprovada pela maioria dos professores.

Pais e mães de alunos também compareceram em massa
“Se entregarmos toda a escola, para que o serviço aconteça de uma só vez, e não por etapas, a empresa contratada para execução da obra se comprometeu em finalizar a reforma no prazo de dois meses. Com base nesse compromisso, o corpo docente concordou em suspender as aulas por 60 dias e retornar em julho, abrindo mão do recesso sempre concedido nessa época. Agora, vamos ver se os pais aprovam essa alternativa”, explicou Veralúcia Menezes.

Assinatura da ordem

A solenidade de assinatura da ordem de serviço aconteceu na própria escola Mário Trindade, reunindo representantes do poder público, da empresa que ganhou a licitação para executar a obra (Construkard Empreendimentos), professores, funcionários, pais de alunos e o diretor da unidade, Josivaldo Rocha. “Satisfação é a palavra que define esse momento”, disse o prefeito abrindo o seu discurso na ocasião.

Assinatura da ordem de serviço, feita pelo prefeito Zé Nilton
Segundo ele, esse sentimento se justifica pelo fato de enfrentar em sua gestão problemas financeiros decorrentes dos sucessivos erros cometidos por gestores passados, e de hoje poder custear uma obra com recursos próprios, resultado do esforço em cortar despesas e economizar dinheiro público. “Poucos de vocês sabem dessas dificuldades, pois, desde que assumimos, nunca procuramos fazer alarde de miséria”, completou José Nilton.

De acordo com o prefeito, para se ter uma ideia de como a falta de zelo com o dinheiro público, verificada em gestões anteriores, comprometem o orçamento atual da prefeitura, só de dívidas ao INSS (Previdência Social) são R$ 87 mil por mês. “Juntam-se a elas as dívidas com fornecedores e com órgãos federais, que tivemos de quitar para recuperar certidões negativas, caso contrário, o município ficaria sem poder receber verbas da União”, acrescentou.

Rafael Marinho, secretário de Obras, garantiu que todos os
serviços serão acompanhados de perto por sua equipe
Demais escolas

A próxima escola a ter suas obras de reforma autorizadas é a do povoado Alagamar, que dentre as unidades localizadas na zona rural é a que apresenta a situação mais crítica. A licitação ocorrida no início deste ano contempla toda a rede municipal de ensino. A exceção é a escola do povoado Aningas, que deverá passar por um processo de reconstrução. Para tal obra, a prefeitura vem pleiteando recursos junto ao Ministério da Educação.

“Existe uma empresa responsável por essas obras, mas todas elas serão acompanhadas de perto pela Secretaria Municipal de Obras, para garantir a correta execução do serviço e a entrega no prazo estabelecido”, finalizou o titular da pasta, Rafael Marinho. Também participaram da solenidade a primeira-dama de Pirambu, Maria Dolores Marinho, e os secretários municipais Carlos Alberto Mendonça (Governo), Antônio Góis (Administração) e Álvaro Buery (Finanças e Planejamento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário