sexta-feira, 23 de março de 2012

Piscicultores recebem certificados de curso de qualificação profissional

O pescador Luciano Cruz dos Santos (esquerda) recebe o
certificado das mãos do presidente da associação dos
 povoados Aningas e Lagoa Redonda, Manoel Calambu
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) entregou, nesta sexta-feira, dia 23, os certificados de conclusão do curso de capacitação inicial nas áreas de 'Gestão de Empreendedorismo' e 'Associativismo e Cooperativismo'. Participaram do curso cerca de 150 beneficiários do projeto de inclusão produtiva por meio da Piscicultura. Desses, 50 são do município de Pirambu. Os demais residem em Ilha das Flores, Santana do São Francisco e Telha.

A certificação é resultado do Programa Sergipano de Qualificação Profissional 'Novos Rumos', desenvolvido em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. “Não é fácil conseguirmos recursos do Governo Federal e batermos as metas exigidas por ele. Com o Novos Rumos, essas metas estão sendo atingidas a contento, pois percebemos que estamos construindo um programa que tem trazido muitas oportunidades à população do estado”, ressaltou Eliane Aquino, secretária de Estado da Assistência Social.

O prefeito José Nilton, acompanhado da primeira-dama
Maria Dolores e do secretário de Agricultura, Silveira Dantas
Para o prefeito de Pirambu, José Nilton de Souza, um programa como esse tem a sua importância acentuada, quando se leva em conta as atuais condições do município. “Somos uma prefeitura que, devido aos problemas herdados de gestões passadas, não consegue investir o quanto deveria na área da piscicultura. Por isso, é que não poderíamos deixar de apoiar e ser parceiro do Estado nessa empreitada”, destacou o prefeito, que acompanhou a solenidade, acompanhado da primeira-dama Maria Dolores e do secretário municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambente, Silveira Dantas.

Assinaturas

Além da entrega dos certificados desta primeira fase do projeto, ocorreram também as assinaturas dos termos de adesão ao 'Novos Rumos' de quatro prefeituras (Ilha das Flores, Pirambu, Santana do São Francisco e Telha), e assinaturas dos termos de compromisso com associações de cada cidade.

Eliane Aquino, secretária de Estado da Assistência Social, e
o prefeito de Pirambu, José Nilton de Souza
Com os termos, as prefeituras se comprometem a ajudar na seleção de novos beneficiários, facilitar o acesso deles aos cursos e espaços para realização das aulas, quando necessário, além de viabilizar a aquisição da produção. Já as associações vão assumir o compromisso de cumprir regras que garantam a manutenção da iniciativa como um projeto coletivo, e nunca de propriedade de presidentes e /ou gestores de associações.

Etapas do programa

Além do curso de capacitação profissional, o programa contempla a implantação de criatórios de peixes nos municípios. Em Pirambu, esses criatórios serão implantados nas comunidades de Lagoa Redonda e Alagamar. Antes, os pescadores passarão por um treinamento prático para conhecer os equipamentos e saber manuseá-los. As 50 pessoas beneficiadas pelo projeto residem nos povoados Lagoa Redonda, Aningas, Alagamar e Santa Izabel.

Luciano Cruz dos Santos, 53 anos, é um dos beneficiários e não vê a hora de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso. “Para que o projeto dê certo, vai depender muito da união do grupo, pois a união é que faz a força”, disse o pescador, que mora no povoado Aningas. Segundo ele, a expectativa é de que o grupo se desenvolva em torno de um único objetivo: unir forças e gerar renda para as suas famílias.

Pescadores beneficiados residem nos povoados Aningas, Lagoa
Redonda, Alagamar e Santa Izabel

Com informações da Seides

Nenhum comentário:

Postar um comentário