quarta-feira, 7 de março de 2012

Pirambu participa de encontro e apresenta trabalho com artesãos

Grupo de bordadeiras foi citado durante a apresentação 
O município de Pirambu foi um dos convocados a participar, na última terça-feira, dia 6, do Encontro Territorial de Orientação Técnica no âmbito da Proteção Social Básica, promovido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides). O evento, realizado na Câmara de Vereadores de Japaratuba, reuniu os nove municípios que compõem o Leste Sergipano.

Uma das atividades do encontro foi a apresentação de experiências locais exitosas. Cada município participante teve a oportunidade de compartilhar o que vem dando certo em seus respectivos territórios. Na ocasião, a secretária de Assistência Social de Pirambu, Carmélia Sobral, expôs o trabalho realizado junto aos artesãos do município e os cursos de qualificação profissional.

“Conseguimos desenvolver um trabalho articulado, cujo resultado foi a inserção de grupos de artesanato no mercado sergipano”, destacou a secretária, ao citar as bordadeiras de ponto cruz em cambraia de linho, o grupo do povoado Alagamar, que trabalha com a palha do ouricuri, e as artesãs da sede de Pirambu e do povoado Santa Izabel, que produzem flores e arranjos com a fibra do coco.

Segundo ela, todos os artesãos do município possuem hoje a carteira concedida pela Secretaria de Estado do Trabalho e estão inseridos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal. O trabalho da prefeitura também inclui a realização de treinamentos e o custeio inicial de despesas com equipamentos e recursos materiais.

Artesãs que trabalham com a fibra do coco em Santa Izabel
“Isso é geração de renda. A pessoa recebe a qualificação necessária, para que depois desenvolva a atividade com autonomia. Hoje, temos pessoas no município que conseguem se sustentar a partir do que aprenderam a produzir”, disse Carmélia Sobral, que também destacou a atuação dos parceiros, entre eles, a própria Seides e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

Com relação aos cursos profissionalizantes, ela explicou que se trata de uma área que a atual gestão de Pirambu vem investindo, desde 2009. “É uma das preocupações da prefeitura dar aos moradores a oportunidade de descobrir uma profissão e de estar devidamente qualificado, para melhor enfrentar o mercado de trabalho”, ressaltou a secretária de Assistência Social.

Entre os cursos já ofertados, destacam-se os de garçom, auxiliar de cozinha, bombeiro hidráulico, perfurador de petróleo e gás, pintor e pedreiro. “Para oferecê-los à população de Pirambu, também contamos com importantes parceiros, a exemplo do Senac e do Senai”, finalizou Carmélia Sobral, que participou do encontro ao lado da equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário