quarta-feira, 28 de março de 2012

Educação Especial: Sala de Recursos passa a funcionar com psicóloga

A área de Educação Especial do município de Pirambu ganhou, neste ano, um reforço profissional. A Sala de Recursos Multifuncionais, implantada no segundo semestre do ano passado, nas dependências da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, conta agora com uma psicóloga, que, juntamente com a pedagoga da equipe, tem dado mais qualidade ao trabalho desenvolvido nessa área.

“Estão entre as minhas principais atribuições, a identificação dos casos que necessitam de atendimento educacional especializado e a realização de atividades com os alunos, além do diálogo com a família, um contato que ajuda muito no desenvolvimento da criança ou do adolescente”, disse a psicóloga Thyara Ribeiro, que é especialista em psicologia educacional.

Inicialmente, o trabalho envolveu o levantamento e análise da demanda por atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino e a avaliação psicoeducacional dos alunos com suspeita de transtorno do desenvolvimento e dificuldade de aprendizagem. “Aplicamos questionários, entrevistamos pais e professores e também fizemos algumas visitas”, informou a profissional de Psicologia.

A execução dessas tarefas contou com a participação da pedagoga da Sala de Recursos, Nelma Evangelista. “O trabalho é integrado. A diferença é que ela foca no aspecto pedagógico, na descoberta e aplicação do método adequado para o aprendizado do aluno. Já meu foco é identificar o que, do ponto de vista psicológico, está dificultando a aprendizagem”, explicou Thyara Ribeiro.

Sala de Recursos

Trata-se de um espaço para atendimento dos estudantes com necessidades educativas especiais. “Algumas pessoas confundem o trabalho como uma espécie de reforço escolar, o que não é, pois aqui os alunos não vêm fazer os deveres que o professor passa para casa. Aqui, a gente trabalha as dificuldades de cada um, para que eles consigam acompanhar os conteúdos do ensino regular”, esclareceu Nelma Evangelista.

Segundo ela, a Sala de Recursos Multifuncionais dá qualidade à inclusão, pois fortalece esse processo nas classes comuns do ensino regular. “O ideal seria que o professor na sala de aula tivesse esse olhar diferenciado e aplicasse os conteúdos, levando em conta as necessidades especiais de cada um, mas as condições do ensino público brasileiro ainda não permitem essa realidade”.

Por este motivo, acrescentou a pedagoga, é que “a Sala de Recursos tem um papel relevante, e até mesmo essencial, para a vida escolar do aluno que, por exemplo, apresenta deficiência visual, auditiva ou intelectual”. No local, uma das ferramentas aplicadas para o desenvolvimento das crianças são as atividades lúdicas. Alguns dos materiais são, inclusive, confeccionados pela própria equipe.

Estrutura

Equipada com recursos específicos do Ministério da Educação (MEC), a sala dispõe de livros, jogos, computador, impressora, scanner, televisão e aparelhos de som e DVD. “Estamos agora aguardando a chegada de uma impressora em braile”, informou a pedagoga. Ainda neste primeiro semestre, a Prefeitura de Pirambu também planeja lotar mais um professor com formação em atendimento educacional especializado na Sala de Recursos.

Esse incremento na equipe vai permitir que o trabalho ocorra nos dois turnos (manhã e tarde). “Como estamos com poucos alunos, está sendo possível trabalhar um turno só. Geralmente, é dedicada uma hora e meia durante dois dias na semana para cada aluno”, disse Nelma Evangelista. Segundo ela, o número de estudantes deve aumentar quando os povoados enviarem os questionários aplicados na fase de entrevistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário