quinta-feira, 8 de março de 2012

Município suspende curso da Fundação Ulysses Guimarães

O curso de Gestão Pública, que seria realizado pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG), neste fim de semana em Pirambu, está temporariamente cancelado. O principal motivo é o baixo número de inscritos. Até a última quarta-feira, dia 7, somente 15 pessoas haviam efetuado a inscrição e, conforme exigência da FUG, seria necessário que fossem preenchidas, pelo menos, 90% das 100 vagas disponíveis.

Um outro fato que motivou a suspensão das atividades foi a necessidade de adequar a realização do curso ao que determina a legislação sobre a relação entre o poder público e as instituições mantidas por partidos políticos. A Fundação Ulysses Guimarães é uma entidade com atuação nacional mantida pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), ao qual o prefeito José Nilton de Souza está filiado.

Portanto, mesmo não sendo a idealizadora da ação no município, a prefeitura não poderia se envolver na organização do evento. “A iniciativa foi do vereador Sandro dos Santos, que solicitou o apoio da prefeitura, e nós, por reconhecer a importância social do evento, nos disponibilizamos a ajudar com a divulgação e a realização das inscrições na sede da Secretaria Municipal de Educação”, explicou a titular da pasta, Veralúcia Menezes.

O alerta sobre a ilegalidade de tal ação foi dado pelo Comitê Municipal do PCB (Partido Comunista Brasileiro), através de uma carta formal enviada à secretária municipal de Educação. “O que nos motivou a produzir este documento foi a necessidade de preservar o princípio da imparcialidade do poder público”, explica a carta, assinada pelo secretário político do comitê, Claudomir Tavares da Silva.

Em nome da prefeitura, e sob a orientação da Procuradoria Geral do Município (PGM), a secretária de Educação considerou a observação e comunicou o fato à Fundação Ulysses Guimarães, que continua com o interesse em realizar o curso em Pirambu e que, em momento oportuno, comunicará uma nova data para sua realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário