quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pirambu é o 1º município da região a pagar reajuste aos professores

Aumento estabelecido pelo MEC foi de 22.22% em relação a 2011
Apesar das dificuldades financeiras apresentadas aos professores em reunião, a Prefeitura de Pirambu cumpriu a lei e pagou nesta quarta-feira, dia 29, o piso salarial da categoria reajustado em 22,22%, conforme determinação do Ministério da Educação. Anteriormente, o Sintese (sindicato que representa os professores em todo território sergipano), através de sua vice-presidente Maria Barroso, havia passado a informação de que o município seria o primeiro no estado a efetivar o reajuste.

No entanto, nesta sexta-feira, dia 2, após novo contato da Prefeitura de Pirambu, retificou a informação e afirmou que Lagarto, Telha e Amparo do São Francisco também efetuaram o reajuste. Sendo assim, Pirambu é o primeiro da região do Vale do Cotinguiba a conceder o aumento, e não de todo o estado.

“Somos um município com uma situação financeira vulnerável, devido ao pagamento de dívidas de gestões passadas. Tivemos queda no FPM [Fundo de Participação dos Municípios], que é hoje nossa principal fonte de arrecadação. A verba do governo federal já não cobre o pagamento da folha de professores, mas o esforço foi feito e o dever cumprido”, ressaltou o prefeito de Pirambu, José Nilton de Souza.

Outro destaque é o fato de o aumento ter acontecido sem mexer na carreira do magistério. “Além do piso, o contracheque dos professores tem outros componentes, a exemplo da gratificação de regência de classe e do adicional por titulação. Da mesma forma como no ano passado, não alteramos os percentuais referentes a esses direitos”, explicou a secretária municipal de Educação, Veralúcia Santana Menezes.

Até então, o valor da folha de pagamento dos professores era de cerca de R$ 278 mil. Com o reajuste, subiu para quase R$ 330 mil. A diferença será paga com recursos próprios, uma vez que a folha já ultrapassa o total de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), destinados ao pagamento de pessoal.

Matéria atualizada às 11h desta sexta-feira, dia 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário