segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Atividades do Encontro Pedagógico colaboram para planejamento 2012

Planejamento aconteceu no último dia do Encontro Pedagógico
A Secretaria Municipal de Educação realizou entre os dias 1º e 3 de fevereiro a décima edição do Encontro Pedagógico de Pirambu. Com o tema “Ensino unificado e de qualidade para todos”, o evento teve em sua programação palestras e debates, que forneceram aos professores da rede municipal de ensino subsídios para a elaboração do planejamento pedagógico referente ao ano letivo de 2012.

Para alguns docentes, as atividades que antecederam o planejamento foram muito proveitosas. “Desde as palavras da professora Cynthia Clark, sobre as mudanças que irão ocorrer na construção do novo currículo escolar, até a palestra da psicóloga Débora Caiubi”, opinou a professora Edianna Paola Pimenta da Silveira, que trabalha na escola Mário Trindade Cruz há quatro anos.

Professora Edianna da Silveira (à direita), da escola Mário Trindade
O tema abordado pela psicóloga “Relações Interpessoais” também foi destacado pela docente Cátia Oliveira de Andrade, da escola Leonor Barreto Franco. “O assunto foi colocado de forma bastante interessante e serviu para todos os professores que participaram do encontro, independente da série que ensinam”, afirmou a pedagoga, que trabalha com a educação infantil.

Ela se referiu ao fato de a psicóloga ter usado dinâmicas para mostrar que tipo de comportamento as pessoas devem adotar para construir um bom relacionamento, seja com os colegas de trabalho ou com os alunos. As consequências decorrentes de um ambiente “pesado”, ou seja, de um ambiente em que as pessoas vivem em constante conflito, também foram abordadas na palestra.

Professora Cátia de Andrade, da escola Leonor Barreto Franco
Cerca de 100 docentes participaram do Encontro Pedagógico, que começou no auditório da Câmara de Vereadores. Nos dois primeiros dias do evento, o público alvo conheceu as propostas da Secretaria de Educação para a unificação do ensino. As discussões passaram pela importância do pré-diagnóstico e do diagnóstico do aluno na sala de aula, elaboração do currículo, avaliações e Educação Especial.

Houve também um momento de debate, no qual os professores puderam fazer questionamentos e compartilhar experiências. Já o último dia foi dedicado ao planejamento pedagógico. “Essa elaboração aconteceu nas escolas. Cada professor se reuniu com os demais docentes que atuam numa mesma unidade”, informou a secretária municipal de Educação, Veralúcia Menezes.

Planejamento foi feito pelos professores em cada escola da rede

Nenhum comentário:

Postar um comentário