quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Pirambu promove segunda Consocial do ano em Sergipe

Consocial do município de Pirambu reuniu cerca de 60 pessoas
Dando continuidade à programação de realizações da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial) em Sergipe, o Governo do Estado seguiu nesta quarta-feira, 18, para o município de Pirambu, onde a população elegeu 12 delegados e priorizou 20 propostas que abordam temáticas como o acesso aos dados públicos e o efetivo combate à corrupção.

Antes dos trabalhos, a Coordenação Executiva Estadual da Consocial promoveu uma série de orientações com o intuito de facilitar o desenvolvimento da conferência, com explanações a respeito da metodologia e importância da Consocial para a esfera pública. Cerca de 60 pessoas – membros do poder público, conselhos e sociedade civil – soltaram a voz e criaram um espaço de debates sobre as principais necessidades da população local.

Debates em grupo ocorreram com base em quatro eixos temáticos
Segundo o secretário-adjunto da Controladoria Geral do Estado (CGE) e membro da Comissão Organizadora Estadual (COE) da conferência, Eujácio José dos Santos Reis, o diferencial da Consocial em relação a outras conferências está na capacidade de perpassar por todas as políticas públicas, a exemplo da educação, saúde, segurança pública, dentre outras.

“Já percorremos boa parte do Estado reunindo propostas e delegados de diversos municípios que serão encaminhados à etapa estadual e, posteriormente, à etapa nacional da Consocial. A intenção é que, ao final de todas as etapas no Brasil inteiro, se crie um Plano Nacional de Transparência e Controle Social para aperfeiçoar a administração pública, melhorar os procedimentos administrativos, alterar a legislação, dentre uma variedade de sugestões para que se aprimore também o nosso nível de cidadania”, afirmou o secretário-adjunto.

Eleições de delegados aconteceram respeitando os três segmentos envolvidos
O prefeito de Pirambu, José Nilton de Souza, destacou na abertura do evento que o município se sente satisfeito em reunir os mais amplos setores da população para discutir e atuar intensamente em questões de transparência pública, combate à corrupção e outros temas relevantes aos cidadãos.

“Há tempos atrás, o município de Pirambu passou por sérios problemas no âmbito político. Desta forma, temos oferecido um governo transparente junto à comunidade para que possamos ter uma cidade digna e com apoio de órgãos municipais, estaduais e federais. Esta Consocial incute ainda mais esses princípios, não só para os oito mil habitantes de Pirambu, mas para o Brasil inteiro. Por isso, acredito que as propostas de hoje são pertinentes e os delegados são os mais competentes possíveis”, explanou o prefeito José Nilton.

O prefeito José Nilton destacou a importância do evento para Pirambu
Compromisso

O lavrador Manoel Melício, de 62 anos, saiu do povoado Alagamar para entender melhor como sua comunidade pode atuar fortemente na defesa das políticas públicas voltadas às questões rurais do município. “Eu soube deste evento no meu povoado e não pensei duas vezes em participar dele. Quanto mais conhecimentos temos, mais cidadãos a gente se torna”, declarou o lavrador.

Mas não foi só o povo pirambuense que participou da conferência do município. Representantes da Comissão Organizadora da Consocial da Barra dos Coqueiros prestigiaram o evento. A solenidade de abertura contou também com a presença dos secretários municipais de Pirambu Álvaro Buery (Finanças e Planejamento), Carlos Alberto Mendonça (Governo), Luiz Teles (Cultura), Silveira Dantas (Agricultura), e ainda Suzanne Passos (Controle Interno) e Veralúcia Santana (Educação), que participaram ativamente dos debates.

As 20 propostas escolhidas seguirão para a etapa estadual da Consocial
Texto e fotos: Ascom CGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário