terça-feira, 8 de novembro de 2011

Serviço itinerante de emissão de RG beneficia moradores de Pirambu

Durante os dois dias de ação, 298 pessoas foram beneficiadas
A pedido da Prefeitura de Pirambu, uma equipe do Instituto de Identificação, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), esteve no município para oferecer à população, de forma gratuita, o serviço de expedição da carteira de identidade. A ação, que beneficiou quase 300 pessoas, aconteceu nesta segunda e terça-feira, dias 7 e 8, no espaço Artes e Ofício, administrado pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho.

A maioria dos beneficiados procurou a unidade para trocar o RG, a exemplo da dona de casa Adélia dos Santos, 30 anos. “Tirei minha primeira carteira de identidade quando tinha 12 anos. Já estava mais do que na hora de trocar, mas me faltava tempo para ir até Aracaju”, contou a jovem, que aprovou a iniciativa da prefeitura. Além de economizar o dinheiro do transporte, a dona de casa não teve custos para adquirir seu novo RG.

Adélia dos Santos: primeiro RG foi tirado há 18 anos
A oferta desse serviço é feita na capital e nos postos existentes em alguns municípios. “Em Aracaju, o cidadão recebe o RG no mesmo dia, mas nos postos do interior a entrega ocorre num prazo de uma semana, pois esses postos somente dão entrada nos pedidos e os encaminha para o instituto, que expede o documento e depois o envia para os municípios”, explicou Tiago Nunes, funcionário do setor de expedição do instituto.

Quanto aos valores cobrados, a primeira via da carteira de identidade custa R$ 6,00 e a segunda, R$ 9,00. “Nem todas as pessoas têm condições de pagar essa taxa, sem contar as despesas de deslocamento. Por isso, é que a atual gestão de Pirambu está sempre se esforçando para trazer ao município serviços importantes, sem qualquer custo para a população”, destacou o prefeito José Nilton de Souza.

Para a realização da ação nesses dois dias, além do espaço, a prefeitura disponibilizou uma máquina copiadora e forneceu alguns materiais, dentre eles, os utilizados para a impressão das fotografias 3x4. “A alimentação da equipe do Instituto de Identificação que se deslocou até Pirambu também ficou por nossa conta”, informou Sueli Xavier, coordenadora do espaço Artes e Ofício.

Segundo ela, para o próximo ano, já está prevista a implantação de um posto no município que irá ofertar o serviço de emissão de RG. “O prefeito já conversou com a SSP [Secretaria de Segurança Pública] e a previsão é de que o posto comece a funcionar em janeiro. Para isso, teremos que definir um local e equipá-lo com um computador, duas impressoras e uma máquina copiadora”, finalizou.

No próximo ano, Pirambu deve implantar posto de emissão de RG

Nenhum comentário:

Postar um comentário