sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Saúde usa informação para prevenir Hepatite A no povoado Aguilhadas

Educação agiu como parceira mobilizando os pais de alunos
A informação é, sem dúvida, uma grande aliada na prevenção de doenças. Ciente disso, a Prefeitura de Pirambu tem valorizado ações que foquem na orientação das pessoas, como forma de reduzir as chances de contrair doenças que podem ser prevenidas com cuidados simples. É o caso da hepatite A, que na última quarta-feira, dia 9, foi tema de palestra no povoado Aguilhadas.

“Já faz parte das nossas atividades, enquanto equipe do PSF [Programa de Saúde da Família], esse trabalho de educação. Os temas são definidos a partir da necessidade da população”, informou o técnico de enfermagem, Clédio Ferreira, que ministrou a palestra na Escola Municipal Laudelina Moura Ferreira, juntamente com o médico de uma das equipes de PSF de Pirambu, Milton Melo.

Equipe de saúde orientou sobre como prevenir e tratar a Hepatite A
Dessa vez, o convite partiu do vereador Ivan Dórea, que solicitou a presença dos profissionais na comunidade de Aguilhadas, devido à suspeita de casos de hepatite A. Segundo ele, no povoado, apesar de existir o abastecimento da Deso, os moradores fazem uso da água de poços artesianos, sem ter a certeza de que aquela água é realmente própria para consumo.

Além da Saúde, a iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizou a escola local para a realização da palestra e mobilizou os pais dos alunos. “Conseguimos reunir uma quantidade razoável de pessoas, principalmente mães de família. Esperamos agora que elas sejam multiplicadoras de informação”, disse a secretária municipal de Educação, Veralúcia Menezes.

Mães de família formaram a grande maioria do público participante 
Hepatite A

Trata-se de uma doença infecciosa aguda, cuja transmissão ocorre por alimentos mal-preparados e água contaminada por fezes contendo o vírus (transmissão fecal-oral). Geralmente, acomete a população infantil, mas é transmitida também através do sexo oral e anal. Entre os sintomas mais comuns, estão a febre, dor abdominal, náuseas e diarréia que se mantém por cerca de um mês.

“Os pacientes com hepatite A também desenvolvem a icterícia, que é a pele e os olhos com aspecto amarelado, devido à disfunção do fígado”, alertou o médico Milton Melo, acrescentando que as pessoas devem estar atentas a todos esses sintomas, que podem ser confundidos com outras doenças, e procurar a unidade de saúde, para que a suspeita seja confirmada e o tratamento iniciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário