quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pirambu recebe curso para formação de agentes de cidadania

Evento reuniu aproximadamente 90 pessoas no auditório da Câmara
Jovens do município de Pirambu participaram, no último fim de semana, do curso de formação de agentes comunitários de cidadania. A capacitação, patrocinada pela Fundação Ulysses Guimarães, reuniu aproximadamente 90 pessoas no auditório da Câmara de Vereadores. A realização do evento no município resultou de uma parceria entre a Prefeitura de Pirambu, através da Secretaria de Educação, e o vereador Sandro José dos Santos.

“O vereador nos apresentou o projeto e eu, como titular da pasta de Educação, levei a proposta para o prefeito José Nilton de Souza, que prontamente a aceitou, por reconhecer a importância do curso para a comunidade”, disse a secretária municipal de Educação, Veralúcia Menezes, acrescentando que o conhecimento sobre política e cidadania favorece uma maior participação das pessoas. “Elas passam a contribuir para o município com novas propostas”.

Oferecido pela Fundação Ulysses Guimarães em todo o país, o curso tem como objetivo qualificar o cidadão que deseje atuar onde mora como líder comunitário ou nos diversos segmentos do terceiro setor. A base dessa atuação é o controle social, previsto na Constituição Brasileira. “A importância do projeto está em despertar o senso crítico da população”, ressaltou Elias Junior, secretário executivo da fundação em Sergipe.
Atividades incluíram discussões em grupo e apresentação de trabalhos 
Metodologia

Através de uma videoconferência e do material didático recebido, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer temas relacionados à política e cidadania, entre eles, o poder e suas formas; os desafios à democracia; a ordem social no Brasil; e os conselhos de representação cidadã. Ao final de cada apresentação, os temas eram discutidos juntamente com a mediadora do curso. Durante os dois dias de atividades, também houve discussões em grupo e apresentação de trabalhos.

Aqueles que participaram, reconheceram a importância do conhecimento adquirido, a exemplo do estudante Iago Luan Santos, 18 anos. “Fiquei sabendo do curso na escola e resolvi participar para aprender e melhor cobrar da administração do meu município”, disse o jovem. Todos os participantes receberão certificados em uma cerimônia marcada para as 19 horas do dia 24 de novembro, com a presença do presidente da fundação em Sergipe, Jorge Alberto.

Todos os participantes receberam material didático da fundação

Nenhum comentário:

Postar um comentário