quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Parceria viabiliza oferta de cursos na área da construção civil

Aulas teóricas acontecem no espaço Artes e Ofício da prefeitura
Duas novas turmas, formadas por moradores de Pirambu, estão sendo preparadas para o mercado de trabalho. Dessa vez, a área foco é a construção civil, com a oferta dos cursos de pedreiro polivalente e pintura imobiliária com textura. Ao todo, 36 pessoas participam das aulas, que tiveram início na segunda semana de outubro.

A oferta é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho e a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social. “Qualificar as pessoas, para que elas estejam preparadas para enfrentar o mercado, é uma de nossas prioridades, desde o início da gestão”, destacou o prefeito José Nilton de Souza.

Segundo a secretária de Assistência Social e do Trabalho, Carmélia Sobral, desde 2009, já foram formados em Pirambu auxiliares de cozinha, bombeiros hidráulicos, garçons, técnicos em perfuração (petróleo e gás) e artesãos, entre outrs profissionais. “Para a realização de todos esses cursos, as parcerias foram fundamentais”, completou.

Conteúdo

No que se refere aos cursos de pedreiro e pintor, a parte teórica está sendo ministrada no espaço Artes e Ofício, criado pela atual gestão de Pirambu. “Nessa fase, o conteúdo inclui relações interpessoais, segurança, meio ambiente e saúde, normas técnicas e regulamentadoras, dentre outros assuntos”, informou Fabrício Silva, um dos professores.

Cumprida a carga horária na sala de aula, os alunos de cada turma partirão para o aprendizado prático. Nessa etapa, para o curso de pedreiro, será utilizada a garagem da administração municipal, localizada ao lado da prefeitura. Já os futuros pintores irão treinar no mesmo espaço onde estão acontecendo as aulas teóricas.

A previsão é de que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), instituição contratada para ministrar os cursos, envie os materiais necessários para execução dessa fase até a próxima semana. A partir daí, ambos os cursos devem prosseguir por mais um mês, dando aos alunos o direito de receber o certificado.

Por esse momento, espera Adenilton Santos, aluno do curso de pintura imobiliária. “Já fiz alguns trabalhos de pedreiro e agora surgiu a oportunidade de qualificação como pintor. Apesar de eu estar empregado, nunca se sabe o dia de amanhã, por isso é bom saber fazer outras atividades”, disse o aluno, que hoje atua na área de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário