terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pirambu realiza mais uma etapa de formação do programa Escola Ativa

Encontro desta terça representou a 4ª e 5ª etapa da capacitação
Professores de cinco escolas da zona rural de Pirambu participam nesta terça-feira, dia 22, de mais um encontro do programa Escola Ativa. Trata-se da quarta e quinta formação, voltada para os docentes que trabalham com turmas multisseriadas. O evento, que acontece na Câmara de Vereadores, se estenderá até o turno da tarde, com uma programação que inclui palestras e oficinas.

A abertura do encontro foi feita pela secretária municipal de Educação, Veralúcia Santana, que destacou o esforço da atual gestão de Pirambu para melhorar a qualidade do ensino através da capacitação de professores. “Cursos como esse representam a oportunidade de não só absorver o conhecimento que está sendo passado, como também de refletir, discutir e propor ações”.

O programa vem sendo executado no município desde o início de 2011 e envolve unidades de ensino dos povoados Marimbondo, Aningas, Lagoa Redonda, Baixa Grande e Santa Izabel. “Ao todo, estamos capacitando dez professores, que numa única turma trabalham mais de uma série”, informou Eliane Santos Vieira, professora multiplicadora do programa em Pirambu.

No período da manhã, houve palestra com o tema “Organização do Currículo por Projeto de Trabalho”, ministrada por Cláudia Viana, da Secretaria de Estado da Educação. Em seguida, ela coordenou a oficina “Planejamento da Prática Pedagógica por Projetos de Trabalho”. Para a tarde, a partir das 14h, estão programadas mais duas palestras: “A Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável” e “Entendendo a Educação Especial”.
A secretária de Educação destacou a importância da qualificação 
Escola Ativa

Elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pelos municípios, o programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Trata-se de uma estratégia metodológica criada para combater a reprovação e o abandono da sala de aula pelos alunos das escolas rurais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Entre as principais ações do programa, estão a capacitação de professores e a implantação de recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno. Esses recursos vão desde a auto-aprendizagem e o trabalho em grupo, até o ensino por meio de módulos e livros didáticos especiais.

Dez docentes da zona rural de Pirambu vêm participando do programa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário