sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Município inicia Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica

Meta é alcançar no município 1.072 cães e 322 gatos
O município de Pirambu começou a imunizar cães e gatos contra a raiva nesta-sexta-feira, dia 17. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha de Vacinação Antirrábica seguirá até o dia 1º de dezembro, devendo alcançar toda a zona urbana e rural. Até o último dia da campanha, a meta é imunizar 1.072 animais caninos e 322 felinos.

Neste primeiro dia, a vacinação aconteceu na sede da cidade. Na próxima semana, o trabalho se concentrará nos povoados Alagamar (dia 21), Santa Izabel e Água Boa (dia 22), Lagoa Redonda (dia 23), Aningas (dia 24), Marimbondo e Bebedouro (dia 25). Já entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, a equipe se deslocará para os povoados Aguilhadas, Baixa Grande e Caatinguinha.

“Em alguns desses povoados, por conta da distância das casas, nós iremos percorrer a localidade de porta em porta para garantir a imunização dos animais”, informou João dos Reis, supervisor da equipe de agentes de endemias. Segundo ele, dentro da programação, também há um dia reservado para as visitas em sítios, chácaras e demais propriedades rurais de todo município.

No 1º dia de campanha, posto foi montado em frente à prefeitura
A doença

A raiva é causada por um vírus (Rhabdovírus), que se multiplica e se propaga via nervos periféricos, até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica. A forma mais comum de transmissão é através de contato com a saliva de animal raivoso, seja por mordeduras, lambeduras de mucosa ou arranhaduras.

Em áreas urbanas, o cão é o principal responsável pelas transmissões (quase 85% dos casos), seguido do gato. O período de incubação da doença no homem varia de duas a dez semanas (em média, 45 dias). Uma vez infectado, não há tratamento específico e a letalidade é de 100%. Por seu caráter incurável, a vacinação em cães e gatos é imprescindível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário