terça-feira, 22 de novembro de 2011

Conferência Municipal da Criança e do Adolescente será nesta quarta

Representantes do poder público e da sociedade civil de Pirambu se reunirão nesta quarta-feira, dia 23, para participar da I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento tem como objetivo geral mobilizar a população para a implementação da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. A abertura acontecerá às 8h30, na Câmara de Vereadores, e os trabalhos se estenderão até as 13h.

Antes dos debates, haverá a apresentação do coral “Vozes do Futuro”, formado por integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A primeira palestra – “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes” – está marcada para as 10h. A abordagem do tema será feita pelo conselheiro tutelar Jean Carlos Cruz e pela psicóloga do CRAS de Pirambu, Renildes Costa.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Carmélia Sobral Carvalho, os trabalhos em grupo serão conduzidos sob a ótica de cinco eixos temáticos: promoção dos direitos da criança e do adolescente; proteção e defesa dos direitos; protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social e efetivação dos direitos; e gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolesecentes.

“A previsão é de que os trabalhos em grupo sejam encerrados às 11h10, para que em seguida aconteçam a apresentação e a aprovação das propostas”, informou a secretária, acrescentando que o encerramento se dará com a eleição dos delegados que irão representar Pirambu na etapa estadual da conferência. Além da prefeitura, a organização do evento envolve a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Conferência livre

Na semana passada, o município de Pirambu mobilizou e articulou adolescentes numa conferência livre, para instruí-los sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, entre eles, eleger os delegados que representarão a categoria no evento desta quarta-feira. “Promovemos essa etapa para garantir um envolvimento maior e a participação efetiva do público infanto-juvenil no cenário das decisões do município”, explicou Carmélia Sobral.

Um total de seis delegados foram eleitos. Para a realização da conferência livre, a Secretaria Municipal de Assistência Social contou com o apoio da equipe técnica do CRAS e da coordenação do ProJovem Adolescente, além do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Seis delegados foram eleitos durante a conferência livre no CRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário